Aceder ao simulador

Para aceder ao Simulador de Ambiente tem de entrar na página da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em www.apambiente.pt e aceder à plataforma SILiAmb no menu ‘Sistemas de Informação’. Pode ainda aceder diretamente ao SILiAmb através do endereço siliamb.apambiente.pt. O simulador é uma ferramenta que pode ser utilizada para simular pedidos de licenciamento (novos pedidos, alterações ou renovações), podendo fazê-lo após autenticação na plataforma SILiAmb. Se ainda não tem registo no SILiAmb, utilize o respetivo formulário.

Ao aceder ao Simulador de Ambiente, será direcionado para uma página do simulador que visa despistar os pedidos de licenciamento que estão exclusivamente relacionados recursos hídricos dos pedidos de licenciamento que estão relacionados com o exercício da atividade económica.

 

  • Nos casos em que o pedido de utilização de recursos hídricos esteja diretamente associado a pedidos de licenciamento industrial ao abrigo do Sistema da Indústria Responsável – SIR (DL 73/2015, de 11 de maio), o pedido deverá ser efetuado através do Balcão do Empreendedor no portal do cidadão, sendo o requerente redirecionado para o SILiAmb para o licenciamento em matéria de ambiente;
  • Se o pedido estiver diretamente associado a qualquer outro regime de licenciamento da atividade económica, o pedido deverá ser efetuado através do Simulador de Ambiente. No caso de escolha destas opções, irá avançar no simulador propriamente dito;
  • Se o pedido não estiver diretamente associado a nenhum dos regimes de licenciamento da atividade económica identificados, é solicitado que o requerente identifique se o seu pedido diz respeito exclusivamente a um licenciamento de recursos hídricos. No caso de resposta afirmativa, o requerente é encaminhado para o separador de Recursos Hídricos existente no SILiAmb. Se a resposta for negativa, o requerente avança para o Simulador de Ambiente.

Após estar autenticado no SILiAmb, para aceder ao simulador de ambiente utilize o módulo ‘Licenciamento Único’ (1) no menu à esquerda e depois aceda a ‘Simulações’ (2). A página que aparece mostra as simulações já efetuadas, a respetiva data e o estado em que se encontram. Ao aceder a uma simulação submetida (parcial ou total), o simulador mostra as informações introduzidas, sem que estas possam ser alteradas. Se uma simulação está parcialmente submetida, significa que ainda pode dar continuidade ao processo, apenas através da escolha de regimes/licenças que optou por não incluir anteriormente. Se uma simulação estiver em preenchimento significa que pode alterar as informações introduzidas e recalcular o resultado. Para efetuar uma nova simulação utilize ‘Nova simulação’ (3).