Como me registar no SILiAmb

O registo no SILiAmb consiste em introduzir um conjunto de informação de um NIF ou de um NIPC. De seguida o SILiAmb envia um e-mail para o endereço indicado, com um link de ativação. Tem de carregar no link para prosseguir e introduzir a restante informação solicitada. Terá de submeter essa informação, que dará origem a um pedido de validação de registo, que será validado pela APA. Só após esta validação da APA e em caso de deferimento poderá entrar no SILiAmb.

Ecrã de Registo

Este ecrã permite o registo de um novo utilizador no SILiAmb:

A informação que terá de introduzir é a seguinte:

  • Nome/Denominação Social: Deve ser preenchido com o Nome da Entidade/pessoa correspondente ao NIF/NIPC introduzido.
  • E-mail: Deve ser introduzido um e-mail válido, após o registo será enviado um email com um link de ativação.
  • Idioma predefinido: Os e-mails e mensagens serão enviadas pelo sistema em função do idioma selecionado.
  • País: Deve selecionar o país correspondente ao NIF introduzido.
  • NIF/NIPC: Deve introduzir o seu NIF ou NIPC da entidade/pessoa.
  • Palavra-passe: Palavra-passe para entrar no SILiAmb; deve escolher uma palavra passe segura e não deve divulgar a terceiros.
  • Confirmação palavra-passe: Tem de ser igual a palavra-passe inserida.

Procedimento

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Após preenchimento e submissão dos dados com sucesso é apresentada a seguinte mensagem:

É enviado um e-mail para o endereço indicado com um link de confirmação. 

Deve aceder ao link fornecido de modo a finalizar o registo.

 

Dados adicionais de registo

Quando se faz login pela primeira vez no SILiAmb, o utilizador é direcionado para o formulário de introdução de dados adicionais de registo. O seguinte diagrama explica o fluxo de finalizar registo.

O formulário é o seguinte:

NOTA: 

Para confirmação de dados de registo associado a um Responsável é solicitado uma declaração da entidade patronal que ateste a veracidade dos campos preenchidos, no formúlario, devendo constar o número de identificação fiscal do trabalhador, nome e endereço profissional.

 

Deve preencher o formulário, indicar a CAE principal e CAEs secundárias (se aplicável), e anexar os documentos necessários para comprovar os dados inseridos. Deverá assegurar que a(s) CAE indicadas são as CAE que estão registadas no SICAE (http://www.sicae.pt/).

Para adicionar um ficheiro deve:

  1. Carregar Adicionar e de seguida no botão Escolher e selecionar o ficheiro do seu computador.
  2. Inserir uma breve descrição do ficheiro anexado.
  3. Esperar o upload do ficheiro e por fim carregar no botão adicionar.

 

Ao submeter o formulário de registo com sucesso, será gerado um pedido de validação de registo em backoffice. Este pedido será analisado pela APA. Após análise, a APA defere, indefere ou cancela o pedido.

 

Análise do pedido de validação de registo pela APA

Após análise do pedido de validação de registo por parte da APA, o requerente será informado por e-mail do resultado, que pode ser um destes:

  • Em caso de deferimento, será enviado um email a informar e a partir desse momento pode utilizar a plataforma do SILiAmb.
  • Em caso de indeferimento, é reaberto novamente o formulário de finalizar registo com o motivo do indeferimento no cabeçalho do mesmo. Deve proceder as correções indicadas e submeter novamente o formulário.

  • Em caso de cancelamento, todos os dados do utilizador serão apagados. Será enviado um email ao requerente a informar que o registo foi cancelado. Nestas situações deve entrar em contacto com a APA.