Como me registar no SILiAmb

O registo no SILiAmb consiste em introduzir um conjunto de informação de um NIF ou de um NIPC.

O seguinte diagrama explica o fluxo do novo registo

Formulário de Registo

  • Este ecrã permite o registo de um novo utilizador no SILiAmb.
  • De seguida o SILiAmb envia um e-mail para o endereço indicado, com um link de ativação.
  • Tem de carregar no link para prosseguir e introduzir a restante informação solicitada.
  • Terá de submeter essa informação, que dará origem a um pedido de validação de registo, que será validado pela APA.
  • Só após esta validação da APA e em caso de deferimento poderá entrar no SILiAmb.

 

1º Ecrã do Formulário de Registo

 

A informação que terá de introduzir é a seguinte:

  • Nome/Denominação Social: Deve ser preenchido com o Nome da Entidade/pessoa correspondente ao NIF/NIPC introduzido.
  • E-mail: Deve ser introduzido um e-mail válido, após o registo será enviado um email com um link de ativação.
  • Idioma predefinido: Os e-mails e mensagens serão enviadas pelo sistema em função do idioma selecionado.
  • País: Deve selecionar o país correspondente ao NIF introduzido.
  • NIF/NIPC: Deve introduzir o seu NIF ou NIPC da entidade/pessoa.
  • Palavra-passe: Palavra-passe para entrar no SILiAmb; deve escolher uma palavra passe segura e não deve divulgar a terceiros.
  • Confirmação palavra-passe: Tem de ser igual a palavra-passe inserida.

 

Procedimento

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Após preenchimento e submissão dos dados com sucesso é apresentada a seguinte mensagem:

  • É enviado um e-mail para o endereço indicado com um link de confirmação. 

  • Deve aceder ao link fornecido de modo a finalizar o registo.

 

2º Ecrã do Formulário de Finalizar o Registo

NOTA: Para confirmação de dados de registo associado a um Responsável é solicitado uma declaração da entidade patronal que ateste a veracidade dos campos preenchidos, no formúlario, devendo constar o número de identificação fiscal do trabalhador, nome e endereço profissional.

 

Deve preencher o formulário, indicar a CAE principal e CAEs secundárias (se aplicável), e anexar os documentos necessários para comprovar os dados inseridos. Deverá assegurar que a(s) CAE indicadas são as CAE que estão registadas no SICAE (http://www.sicae.pt/).

Para adicionar um ficheiro deve:

  1. Carregar Adicionar e de seguida no botão Escolher e selecionar o ficheiro do seu computador.
  2. Inserir uma breve descrição do ficheiro anexado.
  3. Esperar o upload do ficheiro e por fim carregar no botão adicionar.

 

Ao submeter o formulário de registo com sucesso, será gerado um pedido de validação de registo em backoffice.

Este pedido será analisado pela APA.


Análise do pedido de validação de registo pela APA

Após análise do pedido de validação de registo por parte da APA, o requerente será informado por e-mail do resultado, que pode ser um destes:

  • Em caso de deferimento, será enviado um email a informar e a partir desse momento pode utilizar a plataforma do SILiAmb.
  • Em caso de indeferimento, é reaberto novamente o formulário de finalizar registo com o motivo do indeferimento no cabeçalho do mesmo. Deve proceder as correções indicadas e submeter novamente o formulário.

 

  • Em caso de cancelamento, todos os dados do utilizador serão apagados. Será enviado um email ao requerente a informar que o registo foi cancelado. Nestas situações deve entrar em contacto com a APA.