Funcionalidades do simulador

Durante a introdução de informação no simulador, pode utilizar os botões apresentados no topo da página à direita para efetuar algumas tarefas, como por exemplo, guardar os dados da simulação. Esta funcionalidade, possível através do botão ‘Gravar’, permite salvar as informações introduzidas no próprio módulo de ‘Licenciamento Único’ do SILiAmb, de modo a continuar o preenchimento da simulação mais tarde, alterar a informação introduzida ou para recalcular o resultado da simulação em qualquer altura.

 

Para guardar as informações introduzidas no seu computador terá de utilizar o botão ‘Exportar’. Os dados serão guardados num formato de ficheiro com a extensão EXP, a qual pode ser lida apenas pelo simulador através da funcionalidade ‘Importar’.

 

A tabela seguinte mostra as funcionalidades do simulador:

Funcionalidade Descrição
  Voltar Permite voltar à lista de simulações.
  Voltar ao SIR Permite voltar à plataforma do licenciamento industrial, quando se está numa simulação proveniente dessa plataforma. O funcionamento deste botão está dependente da existência de autenticação na plataforma de licenciamento industrial sem haver autenticação direta na plataforma SILiAmb.
  Recomeçar Quando a simulação se encontra calculada (estado “Resultados Calculados”), permite recomeçar uma simulação nova.
  Editar Quando a simulação se encontra calculada (estado “Resultados Calculados”), permite reabrir a mesma para edição.
  Exportar Permite guardar a simulação no seu computador. Guarda um ficheiro com a extensão *.exp que apenas conseguirá ler através da funcionalidade “Importar”.
  Importar Permite ler simulações guardadas em ficheiro no formato *.exp.
  Gravar Quando a simulação se encontra no estado “Em Preenchimento” permite guardar a informação já preenchida, no perfil SILiAmb.
  Anterior Permite retroceder nos separadores da simulação.
  Próximo Permite avançar nos separadores da simulação. Quando a simulação se encontra no estado “Em Preenchimento”, ao avançar para o separador Resultado, também calcula a simulação.
  Adicionar CAE Permite adicionar o código CAE selecionado à tabela de CAE da simulação.
  Migrar CAE’s Nas simulações de alteração ou renovação com alteração, permite copiar o(s) código(s) CAE da situação atual para a situação após alteração.
  Enquadramento geográfico Disponível no separador Localização após efetuar o desenho da localização do projeto. Permite obter um relatório de condicionantes ambientais em formato PDF, que caracteriza a envolvente da representação geográfica do estabelecimento/projeto.
  Adicionar Substância No separador PAG, permite adicionar uma substância à tabela de Substâncias Perigosas a considerar no pedido.
  Migrar Substâncias Perigosas No separador PAG, nas simulações de alteração ou renovação com alteração, permite copiar a(s) substância(s) perigosa(s) da situação atual para a situação após alteração.
  Imprimir Permite obter um documento em formato PDF com o resumo e resultado da simulação efetuada.
  Formulário de Licenciamento Quando se seleciona um ou mais regimes no ecrã de Resultado, é mostrada esta funcionalidade para se poder iniciar o respetivo formulário.

 

A tabela seguinte mostra os estados que uma simulação pode ter:

Estado Descrição
  Submetido Parcialmente Uma simulação fica neste estado quando existe mais do que um regime nos resultados e o requerente optou por não avançar com todos (licenciamento faseado).
  Submetido Uma simulação fica neste estado quando o requerente optou por avançar com todos os regimes aplicáveis (licenciamento integrado).
  Concluído Uma simulação fica neste estado quando todos os processos que lhe estão associados terminaram as análises de todos os regimes.
  Caso a Caso Uma simulação fica neste estado quando nos resultados existe um regime de análise caso a caso.
  Em Preenchimento Este é o estado inicial de uma simulação e permite o preenchimento/edição.
  Caso a caso concluído Uma simulação fica neste estado quando o processo de análise caso a caso que lhe está associado terminou essa análise. No caso de a simulação ter mais regimes permite abrir formulário de licenciamento para esses regimes.
  Encerrada Quando um processo é encerrado, a simulação associada também é encerrada.
  Resultados Calculados Após preencher todas as respostas a simulação é calculada ficando neste estado. Se uma simulação estiver no estado Submetido e o processo associado tiver sido aberto com todos os regimes aplicáveis, é possível apagar o processo associado cujo formulário esteja em preenchimento e a simulação volta ao estado “Resultados Calculados”.