Pneus usados

 

Os comerciantes e os distribuidores/detentores poderão entregar os pneus usados nos Centros de Receção, livres de encargos, recorrendo à rede de recolha da Valorpneu, constituída por 49 centros de receção.
Poderão, igualmente, se assim o entenderem, cedê-los aos recauchutadores. Nesta situação encontram-se quaisquer operadores, empresas ou entidades (oficinas, estações de serviço, lojas especializadas, desmanteladores, grandes frotistas, autarquias, particulares, etc.), que, por qualquer motivo, detenham pneus usados.
Os comerciantes e os distribuidores de pneus não poderão recusar-se a aceitar pneus usados contra a venda de pneus do mesmo tipo e na mesma quantidade.
Os recauchutadores poderão entregar, nos Centros de Receção, os pneus usados resultantes da triagem de carcaças para recauchutar, sem quaisquer custos. Os recauchutadores, se assim o entenderem, poderão também adquirir carcaças para recauchutar nos Centros de Receção, sendo o transporte acompanhado de uma e-GAR.
O transporte dos pneus usados desde os Centros de Receção até aos Valorizadores é assegurado pelos Transportadores e é controlado e financiado pela Valorpneu.